quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sobre lanchinhos saudáveis para festa de criança e para a escola

Vou então falar de comidinhas gostosas e boas para festinha e para lanche da escola também.

Ovinhos de decoração feitos pela Paulinha para a festa.

Nessa festa de dois anos do guri fiz uma quantidade meio exagerada de opções mas fica as dicas:

Primeiro, para beber, para fugir do refri, fizemos chá gelado de sabores diferentes e adoçado com mel. E também essa ideia para servir suco de melancia que é maravilhosa e não muito trabalhosa não! Não servi refrigerante (esqueci tudo no armário) e ninguém pediu!


E cervejinha por que também não se pode exagerar na preocupação nutricional em dias de festa. Aliás, falando em nutricional, devíamos dar cerveja pras crianças, cada copo vale por um pãozinho. Não comeu bem na janta? Preocupado que isso atrapalhe o seu sono... quer dizer, o sono dela?! Dá um copo de cerveja. #brincadeirinha

De comidinhas, fiz bolinho de arroz assado de dois sabores diferentes: o primeiro com arroz 7 grãos, cenoura ralada, cebolinha e queijo mussarela ralado, e o segundo com arroz, tomate, manjericão e queijo mussarela ralado. (Contei com César de mãos dispostas a enrolar uns 800 bolinhos.) Pré-assei umas duas semanas antes, congelei e, na hora de servir, botei no forno por uma meia hora. Sucesso total!!! Não tenho uma receita exata que segui, fiz meio no olho com ovo e farinha de rosca na massa e depois empanado na mesma farinha. Acho uma ideia bem incrível para adultos e crianças, pra festinha e pra lanche. Já fiz também hamburguinhos vegetarianos de cenoura e abobrinha raladas, cebola, queijo, ovo, temperinhos disponíveis e bastante quinua em flocos para dar a liga. Fica delícia também e dá pra servir de petisco com um molhinho de iogurte.

Coerente com o tema “galinha” da festa, fiz milho cozido e muita pipoca. O milho quando acabou deu choradeira entre a criançada. Se alguém precisar relembrar o tempo de cozimento do milho, anota aí: milho cortado no meio, coberto de água por 20 minutos na panela de pressão depois de ferver a água. Diz que não pode por sal se não endurece, eu não sei, mas não pus. Milho também mando pra escola. E pipoca é larica pra criançada e não é podre como fritura ou salgadinho.

João comeu, por baixo, uns 3 milhos inteiros.

Teve também a carne louca de papai que posto a receita em outro momento, a carne moída com moyashi da Mari-vizinha-amada e os rolinhos e barquinhas de legumes de-li-ci-o-sos do Felipe e da Naty, queriiiiiidos, que também merecem um post a parte – aliás o Felipe vale todo um blog a parte! Pouca variedade, não? Aaaaah, foi rolando, fui fazendo, os amigo foram ajudanu, e pronto! Sem esquecer da salada de fruta também para nenhum pequeno passar fome – de fato, não foi o caso. Um dia faço essa:

  Alguém anima de fazer e me conta?

Minha maior sugestão para quem curte festa home-made feita com as próprias mãos é lembrar sempre da frase “o melhor da festa é esperar por ela” e o “melhor da viagem é o planejamento”. Paga uma pizza pros amigos, uma coca pra quem é de coca, uma cerveja pra quem é de cerveja e lota a casa no dia anterior e na manhã do dia para preparar tudo a muitas mãos. A festa fica mais longa, mais cheia de memórias, os amigos se aproximam do guri e todo mundo trabalha de graça sem perceber. Trabalho escravo feito de forma voluntária!!! #brincadeirinha² Alilás aprendi isso com meus pais que deixavam a casa em estado de festa uns dois dias antes e era delicioso. E viva os amigos queridos fazendo tradição na preparação das festinhas de João! Ficha técnica: Zizis, minha companheira na produção dos bolos, Mari na produção dos chás, César na mão-de-obra questionadora, a Val nos biscoitos de galinha, maridão na arrumação ativa da casa, o pessoal que cedeu o beiço as bexigas, Mari e Paulinha, minhas vizinhas queridas e coordenadoras comigo de todo o projeto-festa. E tudumundumais!

Outra coisa que João e todos os guris amigos também amam é fruta seca e as chamadas “madeirinhas”: amêndoas, castanha de caju e do para, amendoim. Vale pra festa – apesar de ser meio caro oferecer amêndoa a rodo para crianças e marmanjos numa festa – e pro lanche nosso e dos guris (lembra da história de comer de 3 em 3 horas?!).

Ufa, escrevi! Essas viagens de avião a trabalho me dão um tempo bem bom para escrever. Quem sabe até retomo o blog com energia.

Um comentário:

  1. Eeeeee.....
    Foi mega delícia ajudar na festa do João, e agora já chegou a festa na floresta de Mia e Gael! Bora fazer aquela loucura de coisinhas, comidinhas, lembrancinhas e tudo a que temos direito. Eba!
    Beijão!

    ResponderExcluir