quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bolo de mexerica com casca FÁCIL para finais de tarde

Vai chegando o final da tarde... devia ter trabalhado loucamente a tarde inteirinha mas um sono assombroso daquele coletado ao longo de longos dias infindáveis de ensaios, trabalho, cuidados com a casa, com o nenê, me agarrou e me jogou cruelmente nos braços almofadados e quentinhos de Morfeu. Quarenta minutos, virou uma hora e dez e acordei naquela larica de sonecas a tarde - eu sempre tenho, vcs tem?

Aí quis fazer um bolo maaaaaaaas fazer bolos é sempre tarefa arriscada pra mim. Embora os adore sou bem desastrada para fazê-los. Bolo é uma das poucas sobremesas que tolero que não contenham chocolate.

E tem mais, pra mim bolo é da ordem do incompreensível, ou seja, é da ordem da química, ou seja², eu tenho medo! É tipo mol (ou mou) que é algo elevado a menos um número (hein?) - ou seja³, ou se dança conforme a música, ou meu bem, dá errado! Tbm é da ordem da minha vó portanto das pessoas tão iluminadas que quase bentas!

Sempre quis fazer bolos e ser mãe me possibilitou isso. Juro que não fazia um só bolo bom - sempre sofri pela desgraça do bolo seco. E depois que o João nasceu, deus (?) teve misericórdia de mim e me deu o dom. Para alegria da minha lombriga e desgraça da balança.

Faço sempre a partir de receitas da internet, adoro bolo de frutas e bolos que são feitos em no máximo duas etapas: mexer e pôr no forno. Sem mirabolâncias por que quando me rendo a fazer um bolo é quando preciso dele pra já!

Última coisa que me dá medo: essa história de temperatura do forno - pra mim, é sempre uma coisa quase mística, do momento - até por que as temperaturas do meu forno estão tão gastas que não consigo saber quais são... :( Então sempre ponho no meio, mais seguro né?

Então, tava com vontade de um bolo de mexerica com casca! E achei esse e fiz.

Manô!!! Vcs não imaginam o que é isso! Comento depois.

Receita daqui: http://www.cucchiaiopieno.com/2010/02/bolo-de-mexerica.html

Bolo de mexerica com casca


Ingredientes
3 ovos
1 xícara de (chá) óleo
2 mexericas inteiras com casca (ou tangerina ou bergamota ou clementine)
2 xícaras de (chá) açúcar
2 xícaras de (chá) farinha de trigo (eu pus 1/4 de farinha integral - é o máximo que consigo ousar. Da próxima vez, vou por 1 xícara!)
1 pitada de sal
1 colher de (sopa) fermento em pó

Modo de preparo (como eu fiz)
Bati no liquidificador os ovos, o óleo e a mexerica.

Tipo isso mesmo - desse jeito aí! Fácil é pouco...

Coloquei numa vasilha e misturei com os outros ingredientes com uma colher.

Adoro fotos que vc pode tirar aquela dúvida sobre o ponto da massa - aí vai!

Untei a forma com manteiga e farinha e coloquei a massa. E forno! Ali no meio do marcador... Por um pouco mais de 30-35 minutos - faça o teste do palito ou do garfo e, pra não secar, na dúvida desliga!!!!
Fiz a cobertura e quando tirei ele do forno furei todo com um garfo e joguei atéeeeeee vazar pra fora da travessa e fazer a maior meleca - saco!

Para a cobertura
Esprema algumas mexericas até dar 2 xícaras (chá) do suco (como as mexericas que tinha não foram suficientes, completei com suco de laranja)
1 colher (sopa) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de licor de laranja (usei licor de cassis que era o que tinha e ficou delícia!)
1 colheres (sopa) de farinha de trigo (tive que por um pouco a mais)

Preparo da cobertura
Misture muito bem todos os ingredientes e leve ao fogo, médio/baixo, até obter uma consistência cremosa. Eu fiquei trampando e deixei ele lá sozinho, no fogo e ele se virou super bem (até ferver e cair no fogão - saco²). Desliguei com ele meio líquido ainda e ele deu uma boa engrossadinha já em cima do bolo.
Dá bastante cobertura - o que é bem importante.



Sempre quis falar que um bolo é perfumado e esse ô si é! Tipo essa história de que é de "comer de joelhos". Queria que fosse um pouco menos doce mas, como vcs já entenderam, tenho medo de mexer nas quantidades! Mas não dá pra falar um piu! É um dos melhores bolos que já fiz na vida - é bom quente e deve ser bom gelado por que é zuper úmido!


É isso...


2 comentários:

  1. nossa ma, arrasou... vou colocar no cardapio do hotel certeza!!!!! bom e barato irmazinha!!! amo vc e su blog....
    bjo

    ResponderExcluir