domingo, 13 de maio de 2012

Muffin de abobrinha, cenoura e queijo branco

É... O dia das mães? Pra mim, foi um dia de comilança obscena, desmedida e surreal - nada de novo pra datas comemorativas! De novo? De novo, foram os pensamentos fervilhantes na cabeça. Foi um dia em que me irritei bastante com o pequeno deliciudo grude que criei e o dia em que percebi (mais um pouco) como gradativamente minhas vontades extra-João vem voltando e como isso de vez em quando é difícil de conciliar com uma demanda ainda enoooorme do senhor-um-ano-e-sete-meses cheio de vontades. É... Isso sim é dia das mães!!!

Já que é dia de me presentear (?), bora re-ocupar vagaroooosaaaaaamente esse espaço que sempre me deu prazer em ocupar... um espaço que ainda cabe na medida do pouco que posso, pra quem sabe ir alargando o que posso em direção ao que quero pra mim e indiretamente pra ele. Coisas aliás muuuuito maaaaaais ousaaaaaadas e importantes do que manter um blog sobre culinária, que fique claro!

Mas afinal a gente veio aqui pra comer ou conversar? Isso é um blog de comida ou de reflexões de uma mãe de primeira viagem? Não sucumbirei a isso... Falando em retomar as vontades, retomo talvez a vontade de cozinhar e com certeza a vontade de escrever e falar sobre várias coisas, entre elas, comida.

Sou zuuuuper adepta da comida caseira, sem tempero pronto, simples, com pouco açúcar e muito afeto. Acho que uma tradição familiar de valorizar os momentos dos encontros em torno da comida - assim como de valorizar a megalomania nas refeições... Pra se somar a esse predileção, educo os gostos de João em seu processo ainda de iniciação alimentar - o que considero tarefa de máxima importância. Por fim, li uns textos no blog da Rosely Sayão falando sobre o consumo de comidas prontas, o desperdício no lanche escolar, os gostos das crianças, etc. que mexeram ainda mais com as escolhas e possibilidades de lanche para o João levar para escola  (se animar, bota na pesquisa do blog dela lanche+escola ou alimentação e se divirta/assuste).

Sendo assim, lá fui eu pooooodre para a cozinha fazer muffins para ele levar para escola. Muitas pessoas perguntaram dessa receita que falei que tinha feito pra ele. É de um livro bem bobinho só de muffins que comprei na feira do livro da USP e do qual só uso de verdade esta receita adaptando para mil variações de legumes.

Então...

Muffins de abobrinha, cenoura e queijo



A mãe modelo faz muffins no domingo pro filho
levar fresquinho na semana na escola.

A mãe real faz sim os muffins no domingo, 
manda-os quase a semana inteira até ficarem quase durinhos 
e deixa a louça suja pro marido encarar no dia seguinte.


Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo (faço com meia de farinha integral)
1/2 xícara de queijo branco picado grosseiramente (eu uso a medida de meia xícara transbordando)
sal e pimenta do reino (humpf! não uso pimenta!)
1/4 de xícara de óleo
1/2 xícara de leite
2 ovos (eu uso caipira! sempreeee!)
1 abobrinha pequenininha e 1 cenoura também miúda ralada
uma cota de tempero fresco picado (salsa, cebolinha, orégano, tomilho)
1/2 colher de sopa de fermento em pó

Mistura tudo e coloca nas forminhas untadas e enfarinhadas. (ave! escrevendo é que percebo que só faço comida que leva 8 minutos pra fazer!). Meia hora de forno médio.


Ó! Sobre os legumes, já pus de um tudo - legumes crus ou já preparados e temperados, verdura, enfim pode de um tudo (apesar de que acho abobrinha top pra essa receita). E o queijo branco, peguei uma promoção, comprei uns e congelei e... ficou uma merda, esfarelento! Na torta ou no muffin, fica ótimo! #ficadica

É bom de comer quentinho, mas friozinho vai que é uma beleza também. E João super aprova, come amarradão! Bem melhor do que ficar mandando Club Social - mesmo que integral. :)
Inconveniente? Lavar essa bosta dessa fôrma... haja canto numa fôrma só.

Finalizei o post comendo um e puxa, puxa, que puxa! (malditas referências infantis) ficou uma delícia!!!


Enfim é isso... E vamos ver se aos poucos vou vortanu.

Ah! Rende uns 8 muffins meio pequenos (e viva as unidades de medida pouco precisas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário