sábado, 22 de agosto de 2009

Já fez risoto?

Foi minha primeira vez enquanto cozinheira solo. Já acompanhei minha irmã em algumas produções nessa área mas eu mesma produzir um, é coisa inteiramente nova. E olha que até ficou gostoso, que eu até acertei e que até ganhei elogio. Achei uma diliça mesmo! Pra acompanhar uma carninha acho que é um desbunde.

Fiz com cogumelos frescos que adoooooro e que o marido agora tem comprado. (Conheceu um feirante na feira da Pompéia que vende duas bandejas gordinhas por 5 reais... um sonho! Viva a feira!)

Vamos lá. Olhei vinte receitas e produzi essa.

Primeiro aferventei os bichinhos por uns 15 minutos e, com um litro da água do cozimento, produzi o caldo de carne com dois tabletes. Piquei os meninos.

Na panela, duas colheres de sopa de manteiga com duas colheres de sopa de cebola picada até ficar transparente. (Transparente? Até parece...) Joguei duas xícaras de arroz arbóreo e misturei bem. Em seguida acrescentei os chapéizinhos. Mistura mais e deixa um tantinho pegando gostcho.

Aí você começa a risotar o baguio naquele processo básico que fortalece os braços e estimula o apetite. Joga uma xícara de vinho branco e deixa cozinhar um pouco. Vai colocando agora conchadas (colheradas de concha) do caldo. Coloca uma e mexe mexe mexe. Põe uma música para inspirar... acaba o risoto rebolando!! Ouvi o blip da Kz - assim como é gostoso comer algo que não foi você que fez, é gostoso ouvir música que não foi você que escolheu. Coloca outra concha e mexe, e assim vai. Tudo em fogo baixo... não adianta ficar ansioso e botar tudo a perder hein?!

Assim vai até colocar o litro todo. Pelo menos comigo foi assim... agora como é o meu primeiro não sei categorizar "enquanto risoto é sempre assim..."

Quando estiver al dente, você coloca duas colheradas de manteiga e um pouco de queijo ralado. Mistura super. (Lembro que minha irmã deu a dica que esse momento pro risoto é super importante, então vamos cuidar de mexer horrores...) Ó o aspecto que vai ganhando aos poucos.

Daííííííííí (parece criança contando história) tampa e deixa por uns 5 minutos assim. Serve com um pouco de salsa e cebolinha. E para acompanhar servi uma saladosa de agrião e tomate madurinho com um molho meio azedinho.

Hummmmm... foi uma delícia! Mesmo... E viva as chapeletas!

Bon apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário