quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como lidar com tantas beringelas em minha geladeira?

A situação é clara: 3 beringelas enormes na geladeira e um pouco menos de criatividade na cuca.

Vamos então ao processo culinário de sempre: primeiro, acessa a Dona Benta e vê todas as receitas que envolvem beringela (muita beringela) em seu preparo. Depois bota no google "beringela", colheita mais um bocado de receita e pronto! Não faz nenhuma... Não é assim?!

Então vamos a essa invenção: é tipo uma lasanha de beringela e ricota. Bom pra comer de noite no frio por que além de ser quentinho não tem carboidratos. Viva! Viva!

Errei numas coisas que já corrijo aqui na explicação.

Corta em fatias uma beringela e uma cebola (não tão finas viu?). No liqui bate uma lata de tomate pelado com um caldo de carne dissolvido em um pouco de água fervente. Além disso prepare um tanto de ricota temperado - eu temperei com bastante azeite, sal, tomate e alcaparra picada. 

Dispõe tudo na mesa (detalhe para o chinelo):

Daí usa o velho sistema das camadas:

Forra com molho de tomate, coloca uma camada de beringela, depois cebola, depois ricota, molho de tomate e beringela e assim por diante. Vai acertando o sal no percurso. 

No final despeja todo o molho que restar e salpica parmesão ralado - eu não tinha mas recomendo.

Forno alto por uma meia hora - e aí vai o resultado. Ficou feio mas tava bem gostoso. O maior problema é que soltou muita água e ficou com molho sobrando horrores no fundo da lasanha. Talvez devesse ter secado elas antes naquele processo: joga sal e seca com toalha. Talvez... que acham?


(Ah! Dei uma roubadinha e coloquei uns presuntinhos no meio... mas fica a critério do freguês, ok?!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário