segunda-feira, 13 de julho de 2009

Gosta de cebola? E tomate?

Conhecia uma receita de cebola recheada que é assim: vc corta a cebola no meio (de comprido) e separa as folhas uma a uma com cuidado. Despreza as menores, ou seja, as do meio (sempre achei forte essa coisa de desprezar algum ingrediente, coitado né?!). Daí vc pega fatias de presunto ou peito de peru, queijo, orégano ou manjericão fresco. Os frios ou vc usa ralado ou corta em quadrados de uns 3 dedos por 3 dedos.

Monta assim:
- Barca maior da cebola
- Presunto e azeite
- Barca seguinte
- Queijo e azeite
- Outra barca
- Manjericão ou orégano e azeite
e assim segue até "re-montar" a cebola alternando camadas de qualquer coisa com qualquer coisa e por cima azeite. Espeta um palito para prender tudo e joga mais azeite. Faz isso com várias cebolas, coloca as bichas em uma assadeira e assa no forno médio até ficar molinha mas não desfeita. Como vc pode ver pode rechear com qq coisa. Inclusive com catupiry e fatiinhas de tomate, com escarola ou espinafre... Dá pra comer de entrada, de acompanhamento ou de prato principal... Depende dos ogros que vc convidar...

Esse já fiz várias vezes com múltiplas possibilidades... mas outro dia inventei outra que achei beeeem mais gostosa. Tava cheia de cebola em casa e com muito tomate - é nessas horas que a gente tem que inventar uma receita para não perder nada. E olha só o que criei:

Vc faz o mesmo processo de corte e separação das barcas da cebola. Só que só pega as maiores mesmo (tipo as 4 de fora). Numa assadeira vc joga um fio de óleo (ou de azeite dependendo da finesse do momento) e coloca todas as barcas dispostas viradas para cima.

Numa tigela vc junta muito tomate maduro picado, os miolos da cebola picados, um ou dois dentes de alho amassados, pimentão amarelo (se tiver) picado, um maço de orégano fresco picado (tem que ser fresco e tem que ser muito - mas se for o desidratado e for pouco não deixa de fazer). Aí tempera super com azeite, sal, pimenta do reino (pode por pimenta fresca picada tb que fica bom - eu pus pimenta biquinho), balsâmico, etc. - vai virar um vinagrete bem tomatado e denso.

Com uma colher vc joga essa gororoba nas canoas de cebola e por cima joga mussarela ralada (fica de olho no supermercado por que muitas vezes vc acha a mussarela ralada mais barata que a fatiada por que eles usam a ponta infatiável da peça). Coloca no forno médio-alto e deixa assar até ela ficar mais clara mas não molenga.

É muuuuuuito irado pelo menos pra mim que adoooro tomate e cebola e mussarela e orégano e tudo isso junto...

Comi com rosbife e purê de batata. Ficou arrasadoiro. Olhaí.

Um comentário:

  1. Je-sus-Cris-To... eu posso dizer que fiquei repetindo "Jesus Cristo" a cada linha, enquanto eu salivava?
    Vale esse comentário? Deus do céu...

    ResponderExcluir