Ando sim muito adepta da "comida rústica". Na base desse super novo conceito, a confiança no sabor dos alimentos: muito legume no vapor, algumas ervas frescas, pouco sal e uma boa dose de prazer. Mas sigo fetichizando (favoritando, fotografando, anotando) um montão de receitas elaboradas para aquele dia com tempo e inspiração. Especialmente sobremesas...
Quando a causa é nobre, a vontade dá um gritinho lá no fundo do cotidiano de demandas infindáveis e listas de afazeres e damos um jeito. Para esses experimentos, o sítio dos meus pais tão próximo de SP, mas ao mesmo tempo tão distante dessa SP, possibilita aquela mudança na relação com o tempo que possibilita, por sua vez, muitas "artesanias culinarísticas". Meu pai tem todos os brinquedinhos (temperitchos e ferramentas) que uma cozinheira amadora como eu precisa para se divertir.
Sobre a causa: Festa na firma, final de um ano difícil (2014, o ano sem fim), amigos queridos com quem sigo a trabalhar e a nutrir afeto. Para a sobremesa, um prato de três partes, feito a muitas mãos: um brownie de nutella (receita da irmã chef, com execução da sobrinha chef e da tia que vos fala), uma calda de frutas vermelhas (clássico familiar de mamãe) e um sorvete caseiro bem incrível e multi-possibilidades-pra-toda-a-vida-amém (obra de papai).
Meus coleguinhas lamberam os beiços e repetiram vorazmente, adultos e crianças.
(Pura fotogenia.)
Receita do brownie
50 gramas de avelã
180 gramas de nutella
50 gramas de farinha de trigo
1 ovo
Mistura a nutella com o ovo até virar uma meleca só, depois incorpora a farinha e por último a avelã. Assa nas forminhas de muffin (aquelas de silicone que depois de produzir maravilhas ficam um mês na pia esperando alguém inspirado para encara-las).
Receita da calda de frutas vermelhas
Para 1 kilo de frutas 100 gramas de açúcar.
Fogo baixo, lento e persistente, produz uma calda bem espessa e cheirosa. Um pouco de hortelã ou vinho do porto vai zuper bem.
Receita do sorvete caseiro de frutas
Lá vamos nós com uma receita sem medidas. A base da cremosidade é a banana madura congelada, ela que dá a textura de sorbet. Não vai um grão de açúcar, lindo para as crianças, pequenas e grandes, nesse calor. Bota no processador (ou no liquidificador-ponta-firme - já quase queimei um fazendo esse sorvete) os pedaços das frutas congeladas (banana, morango, manga...) e finaliza com uma pimenta do reino moída na hora - coloca até dar uma "pinicadinha" no paladar.
[Dica: Quando as frutas tão maduras, a beira de perder, pico e coloco num pote no freezer. Quando der aquela vontade, bate e toma sorvetinho fresquinho.]
Junta tudo num prato e seja feliz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário