domingo, 27 de setembro de 2009

Conhece essa metamorfose da versátil carne moída?

Essa receita tem vários felizes encontros. Primeiro, uma carne moída descongelada e uma vontade de comer carne mastigável e não em pó. Depois, uma ida urgente ao supermercado Futurama da Santa Cecília que tem uma área de frios que sempre me reserva ótimas surpresas (por ótimas sempre entenda baratas e gostosas). Além disso, tomates de sobra, como sempre. E, por fim, uma criatividade sem fim na arte da carne moída.

Tudo isso junto deu esse gostoso e lariquento bolo de carne moída. 

Essa receita é a própria receita sem medida. Ou seja, precisa super ativar o módulo alquimista auto-didata. Boa sorte!

Ah! E se algo sair do seu controle, posso oferecer conselhos mas não divido a culpa, ok?

Vamos lá, passo a passo com figurinhas.

1 - Põe numa vasilha-daquelas-bem-bacia-mesmo: 600g de carne moída, um ovo, um bocado de aveia, sal, pimenta síria e cebola, alho e salsinha bem picadinhas (amo-muito-meu-processador-novo - e minha sogrinha tb, consequentemente). Mistura tudo até os dedos ficarem tão gelados que vc tem a sensação de que eles vão cair...

Fica assim:

2 - Depois, vc pica o tomate, a mussarela e o presunto (aí estava a oferenda do Futurama - restos de presunto Sadia por 4,00 o kilo - só não comprei mais para não dar mais provas de minha declarada "ogrice").

3 - Começa a montagem: em uma travessa, jogue um fio de óleo e coloque metade da carne moída esmagando com as pontas dos dedos até que ela suba um tanto pelas laterais.

4 - Coloque o presunto...

5 - jogue o tomate temperado...

6 - e a mussarela. Lembro que, coloquei nessa ordem, mas creio que a ordem dos ingredientes verdadeiramente não altera a comida.

7 - Fecha com o restante da massa. Eu faço assim: para não esmagar o recheio, pego pequenas quantidades da carne e espremo contra a palma da mão até deixa-las bem fininhas e vou colocando por cima do recheio até fechar todo o bolo. Por último jogo um pouco de óleo para dourar. (Será que faz sentido isso?)

8 - Dei até uma decorada da vovó, óia!

9 - E forno nele. Como esse recheio é meio úmido botei em forno alto para evitar ficar muito ensopado. Foi mais ou menos uns 50 minutos. Fica de olho para não ensopar e nem secar, hein?!

Como vocês podem perceber pela "figura" fica super mais ou menos... assim, bem meia boca.

Pra variar servi com salada. Pela foto dá pra ver o que mudarei no próximo - mais queijo, por que ficou desigual em relação ao presunto. Mas deve fazer até mal falar isso de um trem que me alimentou tanto... 

(Um dia ensino o melhor bolo de carne moída do planeta - aprendi com o Chico dos Bonecos - recheado com banana e catupiry. Desse que vc rouba compulsivamente mais um pedaço na geladeira para mais uma vez conferir se ele está realmente tão gostoso quanto sua memória recente indica.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário